Pesquisas de alunas da FGV EESP sobre desenvolvimento econômico ganham destaque na conferência WIDS 2024
O Women in Data Science (WiDS) Worldwide é uma conferência global que une mulheres cientistas de dados para fomentar a discussão sobre tecnologia, fornecendo inspiração, comunidade e suporte
As alunas do Mestrado Profissional em Finanças e Economia da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP) Fernanda Izepe e Pamela Santos apresentaram suas dissertações de Mestrado no Women in Data Science (WiDS) Worldwide 2024. A conferência global reuniu mulheres cientistas de dados de diversas àreas no dia 27 de agosto em São Paulo.
Estudo das mestrandas
Com a pesquisa intitulada: “Microssegmentação De Clientes De Uma Instituição Financeira Brasileira Para Análise Da Rentabilidade”, orientada pela professora Elia Matsumoto (FGV EESP), a aluna Fernanda Izepe realizou a microssegmentação de uma amostra de clientes de uma grande instituição financeira brasileira. O objetivo foi identificar pequenos grupos com perfis distintos que possam ser alvo de campanhas voltadas para o aumento da rentabilidade.
“Para conduzir este estudo, selecionei, pré-processei os dados e apliquei técnicas de agrupamento, oriundas do aprendizado não supervisionado, um campo da IA. Como resultado, foi possível identificar pequenos grupos, que juntos correspondem a 17,34 % da base, de clientes que podem ser alvos de diferentes ações, indicando um potencial impacto positivo no uso do modelo nas estratégias de fidelização e rentabilidade da instituição.
Fiquei muito feliz por meu trabalho ter sido selecionado para a WiDS, principalmente por ser um evento voltado para público feminino de Data Science. Acredito que as mulheres trazem experiências únicas e diferentes abordagens para problemas complexos, contribuindo para a criação de modelos mais inclusivos e representativos. Aumentar a representação feminina na ciência de dados não apenas enriquece a disciplina, mas também serve como inspiração para futuras gerações de mulheres que aspiram a carreiras em tecnologia e pesquisa”, completa Fernanda.
Já a aluna Pamela dos Santos conduziu a pesquisa “A Importância Das Fintechs Na Inclusão Financeira - Estudo De Caso Natura&Co”, também orientada pela professora Elia Matsumoto e coorientada pela professora Adriana Bessa, professora da FGV EESP nos cursos de Pós-Graduação Master, onde analisou a importância que a inclusão financeira tem na qualidade de vida das pessoas e no desenvolvimento econômico. O objetivo desse trabalho está em analisar a relevância das fintechs nesse processo de inclusão e para apoiar nessa pesquisa, foi aplicado um estudo de caso com dados da Natura &Co, que em 2021 fundou fintech Emana Pay para atender as suas Consultoras.
“Nesse estudo analisamos se há incremento na renda das Consultoras quando elas passam a usar a conta digital e suas ferramentas financeiras. Fiquei feliz e honrada em ter o meu trabalho selecionado, pois o tema de inclusão financeira tem grande relevância na vida de todos. O acesso a uma conta bancária ou a crédito pode significar a possibilidade de melhorar a qualidade de vida, realizar conquistas, pagar pela educação, ou simplesmente gerir melhor as finanças pessoais. Analisar como as fintechs conseguem apoiar nesse processo é colaborar para que novas ações sejam fomentadas nesse caminho”, afirma Pamela.
Assita o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=EIOTHQTUJHk
Para saber mais sobre a iniciativa WIDS, clique aqui.
Saiba mais sobre o curso de Mestrado Profissional em Finanças e Economia